Explosão de cores

March 16, 2016

 

Festa sem cor não tem a menor graça, mas isso não significa que você tenha que fazer da sua comemoração um samba do crioulo doido. Definir a paleta de cores é uma das fases mais importantes da organização de uma festa, e uma das primeiras que devem ser levadas em consideração. Podemos dizer que é um dos principais segredos de um visual perfeito, para evitar confusão e deixar tudo muito mais marcante. As cores causam sensações e emoções!

 

Não existe regra para a quantidade de cores que podem ser usadas mas, a não ser que o tema da festa seja mesmo arco-íris, o ideal é reunir umas quatro ou cinco, no máximo. Primeiro de tudo, claro, é preciso selecionar cores que tenham a ver com o tema e que seja do gosto de quem está envolvido com o evento. E, claro, é muito bacana quando as cores refletem a personalidade do dono da festa.

 

Definir a paleta de cores é importante porque, a partir dela, será possível tomar as outras decisões sobre a decoração da festa. Uma dica legal é pesquisar a mensagem de cada cor. Quem curte cromoterapia sabe que cada uma delas tem um significado especial e, acredite, a maneira como você as harmoniza pode interferir até mesmo no clima da sua comemoração.

 

 

 

E nunca, nunca chegue com ideias preconcebidas. Quem disse que rosa não combina com verde? Ou que azul fica estranho com amarelo? Jogue-se na brincadeira criativa que será escolher essas cores. Misture tons, experimente, bote uma ao lado da outra e tente imaginar sua festa com elas. Muitas vezes misturas que achávamos improváveis ficam lindas e originais. Portanto, não tenha medo de ousar! Misturar cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) e frias (azul, violeta e verde) muitas vezes dá supercerto. Se, por exemplo, você escolher o azul como base, vale a pena aquecer um pouco sua paleta com algum tom de vermelho ou laranja, e vice-versa.

 

Geralmente, trabalhamos com uma paleta de cores base, que são mais vibrantes. Depois, escolhemos alguns outros tons, mais neutros, que funcionam como apoio. Para chegar à sua paleta, vale pesquisar em revistas, sites, redes sociais e até pedir a opinião dos amigos. Ah, e inspirar-se em outras festas não é nenhuma vergonha.

 

Há muitos sites com dicas bacanas, com a roda de cores, todo o espectro de possibilidades. Eu tenho usado bastante o Paletton (www.paletton.com), o Colourlovers (www.colourlovers.com), Collors (www.collors.com), Kuler (www.kuler.adobe.com), Colourcode (www.colourco.de) e o The Perfect Palette (www.theperfectpalette.com).

Uma coisa que funciona muito é fazer um quadro de inspirações ou prancha. São uma compilação de referências de cores e fotos que você acha por aí. Basta recortar ou imprimir e sair colando um ao lado do outro. Isso vai fazer com que você consiga visualizar melhor as cores e suas milhares de possibilidades de combinações. Neste site (http://pixlr.com/express/) é possível montar um quadro virtual.

 

Ah, e uma dica de última hora: a iluminação influencia MUITO nas cores. Pense nisso na hora de decorar e iluminar sua festa e divirta-se!

Please reload

Featured Posts

Ideias Etc - Férias, agenda lotada e ócio

December 19, 2018

1/5
Please reload

Recent Posts

October 4, 2017

September 19, 2016

June 10, 2016

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square