Nhac!

June 10, 2016

Hoje quero escrever sobre um assunto que sempre martela a minha cabeça quando estou planejando uma festa de criança: o cardápio. Afinal, o que servir para um público que vai de 0 a 80 anos? Como agradar a todos? Como balancear opções saudáveis com aquelas não tão saudáveis? São dúvidas que me deixam muitas vezes sem sono.

 

Quando eu era solteira, adorava ir a festas infantis para comer aquelas “besteiras” todas: pizza, hambúrguer, pipoca, batata-frita e brigadeiro. Tudo muito delicioso e tudo muito pouco (ou nada!) nutritivo. Mas eu era mais jovem, mais magra e, portanto, com o metabolismo mais acelerado. E não tinha filhos! Hoje, como mãe de 3, fico muito mais preocupada com esta questão. Claro que criança gosta disso tudo e, de verdade, acho que festa sem os tais lanchinhos perde metade da graça. Mas hoje vejo que dá para inserir algumas opções mais saudáveis, dá sim!

 

 

Acho que a primeira providência é tentar substituir, sempre que possível, salgados fritos por assados. Se bem feitos, eles são tão gostosos quanto. Se não tiver jeito, a pedida é tentar servir batatas e croquetes mais sequinhos, sem aquela aparência brilhosa de “me afoguei num balde de óleo”. Um quibe crocante e sequinho é uma das melhores coisas de uma festa!

 

Os hambúrgueres podem ser com carne de frango ou peru, geralmente mais magras, que tal? Aposto que as crianças não vão perceber a diferença e comerão do mesmo jeito. Outra boa sugestão é servir sanduíches de pasta de atum no pão de forma integral. Crianças adoram, vai por mim. Vale aqui variar com pasta de ovos, de cenoura com ricota, azeitona e afins. Varie também os formatos: corte o pão em círculos, por exemplo, só para ficar diferente.

 

Por falar em formatos, busque receitas de biscoitos integrais na internet. Tem várias muito gostosas e bem fáceis de fazer. Antes de assá-los, corte-os em formatos de bichinhos, flores ou letras. Dão um charme à festa e ficam uma graça até para enfeitar a mesa do bolo. É possível comprar cortadores em lojas de utensílios de confeitaria.

Se o tempo estiver mais fresco, dá até para pensar em caldinhos servidos em potes, como creme de ervilha, cenoura e caldo verde, além do tradicional caldinho de feijão. São nutritivos, saudáveis e fogem do lugar comum dos cardápios de festa. Se sua comemoração for no verão, sugiro espetinhos de frutas (são visualmente mais bonitos do que salada de fruta no potinho) ou melancia no palito. E picolé de frutas como limão (só cuidado com o sol!), uva, abacaxi, manga, tangerina, morango... Para beber, dá para abusar dos sucos, de preferencia de fruta mesmo, e não de caixinha. Se botar naquelas suqueiras de vidro, então... Sucesso na certa!

 

Portanto, com criatividade e disposição, é totalmente possível criar um cardápio gostoso e saudável para a festa dos filhos. O paladar e a saúde agradecem. 

Please reload

Featured Posts

Ideias Etc - Férias, agenda lotada e ócio

December 19, 2018

1/5
Please reload

Recent Posts

October 4, 2017

September 19, 2016

June 10, 2016

Please reload

Archive