Por mais bilhetinhos e menos tablet já!

October 13, 2016

 

Esta semana foi aniversário da minha mãe, que faleceu há quase 2 anos. Acho que a data, além de me deixar emotiva, me fez lembrar de uma caixa que ela me deu meses antes de descobrir que estava doente. Nesta caixa havia dezenas ou, sei lá, centenas de bilhetinhos e cartas que eu e minha irmã escrevemos para minha mãe e meu pai, assim como as que recebemos deles ao longo da vida. Também tinham fotos antigas e cartões de amigos e outros parentes. Muita coisa mesmo. E isso me fez refletir...

 

Que, caramba, será que daqui a 30 anos meus filhos também terão uma caixa como esta, cheia de preciosidades? Duvido. Ninguém mais escreve nada de próprio punho hoje em dia. E-mails, mensagens de texto e voz no WhatsApp substituem as folhas, invariavelmente. Nada mais de papéis de cartas coloridos e perfumados, nada mais de bloquinhos e diários fofos, que trancávamos com chave na esperança de nossos segredos não serem revelados.

 

Achei bilhetes que eu e minhas amigas de infância passávamos umas para as outras no meio das aulas, escondidos por baixo das carteiras. Um simples "bom dia", "te adoro" ou "vamos lá pra casa depois da escola?". Era tããão legal! Também encontrei cartões de aniversário de quase 40 anos atrás, cartõezinhos que vinham nas flores (quem manda flores hoje em dia, gente?), recados, desenhos com aqueles traços infantis. Será isso um cachorro ou uma flor? Mal dava pra saber, mas era feito com tanto amor que meus pais guardavam todos.

 

Hoje, vejo crianças grudadas em celulares, com letras feiosas (caligrafia é treino!) e dificuldade para saber se exceção se escreve com ç ou ss. Ler só se for no tablet, cadê o livro com ilustração, cheiro de papel e tinta?

 

Vejo mães dizendo que se preocupam em manter este hábito, contratando recreações lúdicas para as festas dos filhos. Mas e no dia a dia, será que também é assim? Incentivar a leitura, a escrita, a pintura, o desenho somente em festas não é suficiente! Por uma campanha Mais Bilhetinhos E Menos Tablet já!

Please reload

Featured Posts

Ideias Etc - Férias, agenda lotada e ócio

December 19, 2018

1/5
Please reload

Recent Posts

October 4, 2017

September 19, 2016

June 10, 2016

Please reload

Archive