Ideias Etc - Férias, agenda lotada e ócio

December 19, 2018

Férias! Uma palavra que todo mundo adora gritar aos quatro ventos, tenho certeza.  Mas há casos e casos. O mundo seria perfeito se mães e pais pudessem tirar férias junto com os filhos, porém nem sempre é isso que acontece. Temos aí pela frente pelo menos um mês e meio de recesso escolar, o que para as crianças é o paraíso, mas para algumas famílias pode ser um pesadelo. Afinal, como lidar com os filhos em casa se você tem que sair diariamente para o trabalho? Com quem deixá-los? E como entretê-los?

 

Como acontece com a maioria das famílias, na minha também rola um pequeno desespero em relação a este assunto. Como tenho minha própria empresa, acabo conseguindo horários mais flexíveis, é só questão de organização. Meu trabalho me consome demais aos fins de semana – produzir eventos é isso aí -, mas às vezes meus dias de semana também são atarefados: planejamento das festas, elaboração dos projetos de decoração, horas e horas batendo perna para comprar e/ou alugar peças, compras dos ingredientes do buffet. Mas... e as crianças de férias???

 

 

Tudo bem se a gente tiver que depender de outras pessoas para dar conta delas neste período. Tias, primos, avós, vizinhas e amiguinhos estão aí para isso! Dependendo da idade, dá para passar o dia na casa de um amigo, por exemplo. Ou no clube com alguém da família, na pracinha. E as colônias de férias são uma salvação incrível, pelo menos pra mim. Aqui em casa, meus três meninos vão todos os anos e adoram. O importante é não sentir culpa de não estar o tempo todo com eles. Jamais!

 

Agora, haja criatividade para arrumar programa todos os dias. Sabe o que eu penso? Que o ócio também é saudável, gente! Eu me lembro que, quando eu era pequena, passava dias e dias de férias em casa mesmo, lendo livros ou assistindo a desenhos na televisão. Ou brincando de alguma coisa bobinha com a minha irmã e até dormindo a tarde inteira. Não existia esta cobrança em cima dos pais para que os filhos tenham atividades mirabolantes diárias. Fazer nada é muitas vezes mais criativo do que lotar a agenda da criança em janeiro.

 

 

 

Que tal deixarmos os programas mais bacanas e elaborados para os fins de semana, quando mães e pais (em geral) estão disponíveis para participar? Teatrinhos, cinema, planetários, parques, praia, oficinas educativas são ótimas opções para a família se reunir. E, de segunda a sexta, salvo um dia ou outro de atividades, deixemos as crianças descansarem e brincarem livremente em casa. Regulando horários de eletrônicos, de preferência. Você vai ficar admirada com o que elas conseguem fazer com o tempo livre e a imaginação.

 

Please reload

Featured Posts

Ideias Etc - Férias, agenda lotada e ócio

December 19, 2018

1/5
Please reload

Recent Posts

October 4, 2017

September 19, 2016

June 10, 2016

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square